quinta-feira, 26 de abril de 2012

MULHER VIRTUOSA, QUEM A ACHARÁ?



MULHER VIRTUOSA:  Quem a achará?     Provérbios 31:10-31


Mulher virtuosa, quem a achará?
Mulher virtuosa, quem a está procurando? E se alguém a está procurando, procura exatamente o que?
Qual é o conceito atribuído para uma mulher considerada virtuosa?
Muitos acreditam que uma mulher virtuosa é uma mulher que faz “de tudo um pouco” ou “um pouco de tudo”, penso que dá no mesmo!
Em razão da narrativa de Provérbios 31:10-31, onde se apresenta uma mulher que faz muitas coisas e as faz muito bem, muitos consideram que uma mulher para ser chamada de mulher virtuosa deverá também fazer muitas coisas, ou quem sabe até, fazer “todas as coisas”!
Quantas vezes uma mulher é chamada de virtuosa porque faz ou fez diversas coisas quase que ao mesmo tempo!
Mas então pergunto:  E como deve se sentir uma mulher que não faz várias coisas?, que não faz “um pouco de tudo”?, que não diz “sim” para tudo que pedem para fazer? Que não tem todos os dons e talentos que muitos  pensam que toda mulher deveria ter?
Se uma mulher não tiver talento para pratos maravilhosos, jamais poderá ser chamada de virtuosa?
Se uma mulher não gostar de administrar dinheiro e bens não poderá jamais ser chamada de virtuosa?
Se uma mulher não tiver filhos ou um lar para cuidar, nunca poderá ser considerada virtuosa?
Quantas perguntas!
Gosto de pensar na palavra “Virtuosa”, na sua mais antiga e profunda raiz: Esta palavra tem uma origem antiga de uma palavra que sugere “movimento”, movimento como uma dança!  Por isso gosto de pensar na Mulher Virtuosa não como aquela que faz de tudo, que sabe fazer de tudo um pouco, que passa o dia todo correndo para agradar aos outros, mas gosto de pensar na Mulher Virtuosa como aquela que “está em movimento”. É assim que vejo a mulher de Provérbios 31, não como uma mulher que sabia fazer de tudo, mas que se dispôs a fazer “bem” todas as coisas que lhe vieram a mão para serem feitas. Todas as responsabilidades e compromissos que estavam  em suas mãos, ela os aceitou de bom grado e deles cuidou com zelo e sabedoria.
E esta mulher somente agiu desta forma, porque havia “temor à Deus” em seu coração. E uma mulher que teme ao Senhor,  terá a compreensão de que quando Deus confia coisas ou pessoas nas mãos de alguém é para que sejam cuidadas com zelo e amor.
Uma mulher que teme ao Senhor, viverá segundo o princípio de Ec. 9:10a “ Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.”  E de Col 3:23 “Tudo que fizerdes fazei-o de coração como ao Senhor e não aos homens”.
Assim, creio que a Mulher virtuosa está longe de ser uma Mulher que sabe fazer de tudo ou faz muitas coisas. Creio que uma mulher virtuosa é aquela que submissa à Deus, se prepara e se dispõe à fazer não tudo o que aparecer à sua frente, mas TUDO O QUE VIER A SUA MÃO, ou seja, TUDO QUE DEUS COLOCAR SOB A SUA RESPONSABILIDADE OU LHE OFERECER PARA FAZER.  Portanto, será uma mulher em constante movimento, que não come o pão da preguiça, que faz todas as coisas conforme as suas forças, ela faz o que pode e sabe fazer, e por fim faz todas as coisas de coração, como fazendo ao Senhor!
Quem procura uma mulher virtuosa, deve procurar uma mulher que teme à Deus, e como conseqüência está sempre em movimento cuidando e zelando de tudo o que Deus colocar em suas mãos!

Rosiléia F.Dias Araujo / 2011